GRUPO DE PESQUISA
Líder: Dany Sanchez Dominguez
Descrição:
Muitos fenômenos e processos naturais podem ser modelados através de vários formalismos matemáticos. A solução destes modelos geralmente precisa do desenvolvimento de métodos matemáticos, numéricos e computacionais. Com este grupo de pesquisa pretendemos aprofundar o entendimento destas técnicas e metodologias para tirar o melhor proveito de cada uma delas, facilitando o diálogo entre as várias áreas do conhecimento. É sabido que a Matemática Aplicada e Computacional repercute em áreas como a indústria petrolífera, aeroespacial, militar, nuclear, as ciências da saúde, a geofísica, as ciências ambientais, as engenharias em geral e em áreas emergentes como a bioinformática e a nanotecnologia, entre outras. O principal impacto com a consolidação deste grupo de pesquisa é cientifico, o qual nos permitirá posteriormente formar recursos humanos especializados (nível de pós-graduação). No entanto, podemos dizer que estas pesquisas abrem possibilidades para um futuro desdobramento tecnológico, que trará benefícios econômicos, ambientais e sociais para toda a região nordeste e o país. Potencialmente, as técnicas e metodologias tratadas pelas linhas de pesquisas do grupo são indispensáveis para simular e desenvolver novos processos, tecnologias e produtos; assim como na otimização dos já existentes.
Líder: Maria Jaqueline Vasconcelos
Descrição:
O Grupo de Astrofísica da UESC desenvolve estudos nas áreas de astrofísica estelar e extragaláctica, cosmologia e gravitação, formação estelar e plasmas astrofísicos. Temos utilizado as facilidades observacionais disponibilizadas à comunidade brasileira, tais como os telescópios do LNA, o SOAR e o GEMINI, além de outros observatórios, como o VISTA (ESO) e o Hubble Space Telescope. Também realizamos simulações numéricas de N-corpos e/ou (magneto)hidrodinâmicas em três dimensões, abordando diversos fenômenos em diferentes escalas (formação de galáxias, dinâmica de grupos compactos, foto-evaporação de discos de acresção em regiões HII e jatos Herbig-Haro são alguns exemplos). O Grupo também realiza trabalhos em linhas teóricas, como plasmas astrofísicos, cosmologia e gravitação. As atividades do Grupo são concentradas no Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacional da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA), e seus membros atuam em ensino, extensão e na pós-graduação.
Líder: Paulo Eduardo Ambrosio
Descrição:
O grupo de pesquisa vem atuando principalmente na formação de recursos humanos e na divulgação científica das áreas de atuação relacionadas. Pesquisadores do grupo têm atuado na organização de eventos, como por exemplo, o 20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (2020), o 14º Workshop de Visão Computacional (2018), o I Workshop de Biologia Computacional (Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014), e o XVI Encontro de Modelagem Computacional (2013).
Líder: Gildson Queiroz de Jesus
Descrição:
O TeMDenSIA tem como objetivo realizar pesquisas tanto de cunho teórico quanto de cunho aplicado na grande área de sistemas inteligentes, mais especificamente, nas áreas de controle, filtragem, identificação, modelagem e otimização de sistemas; redes neurais; sistemas fuzzy e nas intersecções destas áreas supracitadas. Pretende-se desenvolver algoritmos que possuam características como: menor esforço computacional; eficiência e estabilidade numérica; robustez frente às incertezas e perturbações; e modelos matemático-computacionais que reproduzam, de forma mais fiel possível, a realidade. Estes algoritmos e modelos serão aplicados no controle, estimativa e previsão de sistemas robóticos, sistemas fotovoltaicos e geração distribuída, máquinas elétricas, eletrônica, sistemas socioeconômicos dentre outros. As pesquisas do TeMDenSIA serão transferidas para a comunidade acadêmica e para a sociedade através de palestras, mini-cursos e materiais bibliográficos.